Serviços para Gestores de Instalações e Edifícios

Consultoria

  • Apoiamos o processo de contratação de serviços BIM
  • Implementamos metodologias de trabalho e soluções tecnológicas baseadas em BIM
  • Optimizamos as metodologias de trabalho BIM já em curso
  • Definimos e implementamos normas, manuais e templates BIM

Projectos

  • Desenvolvemos projectos de arquitectura e especialidades suportados por modelos BIM

Outsourcing

  • Damos respostas às necessidades pontuais da sua empresa ou instituição

Apoio Técnico

  • We develop digital libraries and other CAD and BIM content

Modelação BIM

  • Desenvolvemos modelos BIM de projetos de raíz ou a partir da informação tradicional de projeto
  • Realizamos levantamentos da construção e respectivos modelos BIM

Formação/Coaching

  • Formamos e apoiamos recursos humanos na sua empresa, proporcionando-lhes competências na área BIM

PLANOS de HORAS

  • Tenha acesso a todos os nossos serviços através de pacotes pré configurados de horas

BIM para Gestores de Instalações

Vantagens

Manutenção preventiva

A informação sobre os materiais sistemas e equipamentos constante dos modelos BIM é valiosa para a criação da base de dados necessária para a organização da manutenção preventiva, principalmente no que respeita a equipamentos que requerem inspecções regulares e manutenção, particularmente os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado e sistemas de segurança.

Adicionalmente, a disponibilidade de informação sobre sistemas que sofrem alterações frequentes é valiosa para a gestão das instalações.

Gestão de Espaço

Os modelos BIM proporcionam uma base extremamente útil para a gestão dos espaços e da sua ocupação. Organizações que ocupam vastas áreas de espaço de escritório beneficiarão da disponibilidade desta informação. Com o cruzamento da informação do edifício com a dos recursos humanos, grandes empresas conseguem gerir melhor o espaço disponível com acréscimos de funcionalidade e redução de despesa associada às instalações.

Eficiência Energética

Considerando que os edifícios comerciais e industriais são responsáveis por quase 20% do consumo energético em diversos países, existe um objectivo de análise e pesquisa de opções para promover uma maior eficiência energética. As ferramentas BIM desempenham um papel importante a este nível, facilitando a análise e comparação das várias alternativas .

Gestão de Documentação

A gestão de desenhos técnicos actualizados das instalações é sempre um desafio para os gestores de instalações. Embora o BIM não extinga a necessidade de manutenção de uma informação actualizada sobre os edifícios, apresenta pelo menos duas vantagens sobre os métodos tradicionais CAD: O BIM facilita a representação tridimensional das diferentes componentes do edifício e assim facilitando a sua percepção, com óbvias vantagens por exemplo quando se trata da representação de sistemas mecânicos, de ventilação, ar-condicionado, etc. Os modelos BIM integram informação relevante sobre as assemblagens, acabamentos e equipamentos.

Gestão do Ciclo de Vida

O recente ênfase na sustentabilidade veio trazer um maior enfoque sobre os aspectos relacionados com a gestão do ciclo de vida dos edifícios. Proprietários responsáveis estão a perceber que esta atitude faz sentido tanto economicamente como ecologicamente. O BIM facilita a gestão da informação relevante sobre as actuais condições dos edifícios e facilita a análise de alternativas e tomada de decisões. O modelo BIM pode conter a informação sobre a durabilidade e custos de substituição de diferentes componentes, ajudando os proprietários a compreender as vantagens de investir inicialmente em materiais e sistemas que poderão representar um custo inicial mais elevado, mas reflectir-se em economia ao longo do ciclo de vida dos edifícios.

Automatização de sistemas

Os sistemas de automação energética dos edifícios (SAE) proporcionam monitorização e controlo de sofisticados sistemas eléctricos e mecânicos em tempo real. A experiência demonstra que uma eficiente utilização dos edifícios é crítica para obtenção de economias energéticas. Embora ainda recente a integração entre BIM e SAE virá a trazer benefícios significativos, com particular relevância em edifícios técnicos como laboratórios ou hospitais.

Perguntas Frequentes

O que é o BIM?

BIM building information modeling é um processo colaborativo de concepção, construção e gestão da construção baseado num modelo digital tridimensional, que contém simultaneamente toda a informação técnica relevante das diferentes componentes da construção real que simula.

Veja aqui mais informação sobre o BIM.